Mensagem do Presidente
Prezados associados do IDL
Tomo a liberdade de fazer esta reflexão, frente à grande repercussão após o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, somada às incertezas que todos estamos vivendo em virtude da pandemia do coronavírus,
No meu entendimento, vejo a reabertura total de comércio e serviços na atual conjuntura – que registra mais de 372 mil casos da doença confirmados pela Organização Mundial da Saúde, com mais de 16 mil mortes – no mínimo uma extrema falta de prudência.
Ainda que existam incertezas sobre o modo correto de enfrentar a pandemia, devemos sim valorizar o conhecimento científico mundial e seguir as recomendações, ainda que momentâneas, de isolamento social.
Trata-se de uma medida simples, proposta pelo Ministério da Saúde e seguida por lideranças de todas as nações; fundamental para diminuirmos a transmissão comunitária e para evitar o colapso de nosso sistema de saúde na eventualidade de um pico de casos da doença.
A quarentena permitirá uma avaliação breve dos resultados, para verificarmos sua eficácia e se está sendo efetiva no controle da disseminação da doença.
Ao mesmo tempo, como empresário e presidente de uma entidade formada por tantos outros líderes empresariais, não posso deixar de focar atenção à economia de nosso país, tão castigada e que aos poucos vinha mostrando sinais de recuperação. É preciso sim voltar à ativa, mas de forma gradual e com muita responsabilidade. Prudência na retomada de nossas atividades, preservando a viabilidade e a sustentabilidade de nosso sistema de saúde, um exemplo em todo o mundo.
Que esta pausa seja breve, que nos leve à reflexão sobre o significado e a importância de nossas relações pessoais e profissionais, e que logo possamos retomar os trilhos do crescimento, com força e, principalmente, muita saúde.
Edson José Ramon
Presidente IDL