Jurista René Ariel Dotti homenageia IDL em texto veiculado em seu blog
O jurista Prof. Dr. René Ariel Dotti produziu um texto veiculado em seu blog (www.blogdodotti.com.br) onde homenageia o Instituto Democracia e Liberdade (IDL), abaixo:
Vamos pensar no Brasil
POR RENÉ ARIEL DOTTI
“Não pergunte o que os Estados Unidos podem fazer por você, mas o que você pode fazer pelos Estados Unidos”. Esta frase, dita pelo Presidente John F. Kennedy (1917-1963) em seu discurso de posse (20.01.1961) para exercer o governo do grande país, constitui um dos exemplos marcantes de civismo, reunindo a determinação e a esperança como valores que ainda hoje valem para reconhecer os grandes estadistas.
A histórica proclamação harmoniza-se perfeitamente com o trabalho promissor do Instituto Democracia e Liberdade, entidade civil paranaense, sem fins lucrativos e com o objetivo de aprimorar a cidadania que é um dos fundamentos da República. O IDL promove a pesquisa, a produção e a divulgação de ideias, teorias e conceitos, em defesa de uma sociedade baseada: (a) na democracia representativa e pluralista; (b) na economia de mercado, na livre iniciativa e na menor da intervenção do Estado na vida social; (c) pela descentralização do poder estatal estabelecendo parcerias com a iniciativa privada para atender demandas de infraestrutura (rodovias, usinas hidrelétricas, portos, aeroportos, rodovias, ferrovias, rede de distribuição de água e tratamento de esgoto), etc.
Vivemos um tempo de frustração e repulsa com as práticas desonestas e criminosas de muitos membros do Congresso Nacional que legislam em causa própria e subvertem os deveres elementares estabelecidos pelos mandatos populares. Cabe, portanto, à sociedade civil, pelas diversas formas de manifestações pacíficas, individuais e coletivas, demonstrar aos políticos em geral a importância do pensamento de Abraham Lincoln (1809-1865): “a democracia é um governo do povo, pelo povo e para o povo”.
“A primeira coisa que um cidadão precisa ter é civismo, e não pode haver pátria, verdadeira pátria, onde os cidadãos não se preocupam com os problemas políticos”.
Miguel de Unamuno (1864-1936), filósofo, ensaísta, dramaturgo e poeta espanhol