19/02/2025

IDL prestigia reunião do Conselho de Integração de Território e Região Sul do Movimento Pró-Paraná

 

O Presidente do Instituto Democracia e Liberdade (IDL), Edson José Ramon; o 1º Vice-Presidente do IDL, Francisco Simeão e José Eduardo Sarmento; o Vice-presidente Jurídico e Estratégico Cleverson Marinho Teixeira; o 4º Vice-Presidente de Assuntos Políticos do IDL, Nilso Romeu Sguarezi; e o membro do Conselho Superior, José Eduardo de Moraes Sarmento, acompanharam nesta semana a palestra do vice-governador do Paraná, Darci Piana, na primeira reunião de 2025 do Conselho de Integração de Território e Região Sul do Movimento Pró-Paraná, coordenado por Domingos Tarço Murta Ramalho.

O encontro ocorreu na segunda-feira, no Auditório da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR). Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente do MPP, Marcos Domakoski. Além dele, de Piana e de Ramalho, compuseram a mesa o reitor da UFPR, Marcos Sunye, o vice-presidente do MPP Orlando Pessuti e o ex-ministro Luiz Carlos Borges da Silveira.

Painel

“Com R$ 713 bilhões, o Paraná hoje é a quarta economia do país, maior que a da Bulgária, a da Islândia e a de Luxemburgo juntas. Estamos praticamente com pleno emprego. No Oeste faltam no mínimo 50 mil trabalhadores. De acordo com o Índice de Gini, nossa desigualdade está em queda. A expectativa de vida média no Paraná é de 79,2 anos. São indicadores que revelam a saúde econômica do nosso estado”, disse o vice-governador.

Piana também apresentou um panorama dos investimentos, concessões e parcerias público-privadas (PPPs) do Paraná. “Só no âmbito rodoviário, são 3.368 quilômetros licitados. No Porto de Paranaguá as concessões renderam R$ 3,4 bilhões em investimentos. Nossas exportações, puxadas por grãos e carnes, estão em crescimento”, lembrou, mencionando também a boa situação das contas públicas, que faz do Paraná o estado com melhor saúde fiscal em todo o Brasil.

O coordenador do Conselho destacou o trabalho realizado pelo vice-governador e a importância de sua participação no grupo. “O legado do Piana é imenso. Foram meses de insistência, mas hoje ele está conosco, nesta auditório repleto de presenças que notabilizam e dão força ao nosso Conselho”, afirmou Ramalho.

 

_Com informações do Movimento Pró-Paraná_

Compartilhe:


Voltar