27.11 – SEMINÁRIO ÁGUA – DEFESA DO BRASIL E DO PARANÁ
“Água – Defesa do Brasil e do Paraná” esse é o tema de seminário que será realizado na Assembleia Legislativa do Paraná, no próximo dia 27, reunindo especialistas, interessados e militares – entre eles, o Comandante da 5ª Divisão do Exército, Gen. Carlos José Russo Assumpção Penteado e o do ex-ministro da Defesa e atual diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Gen. Joaquim Silva e Luna. “Precisamos debater à exaustão esse assunto. A água como recurso estratégico para a defesa nacional e o desenvolvimento”, declara o Subtenente Everton (PSL), proponente do evento.
O Brasil – entendem os especialistas – possui o maior potencial hídrico do mundo, suas reservas abrangendo um quinto das reservas mundiais. No entanto, o Nordeste e áreas sensíveis da Amazônia merecem atenção e oferecem grandes oportunidades para atividade econômica – na agricultura e no agronegócio.
No que tange aspectos de mudança climática e aquecimento global, o aumento de temperatura poderá implicar maior produtividade agrícola imediata, porém potencializará a falta de água. Bem como, somente com o desenvolvimento econômico imediato e intenso será assegurada a soberania sobre a Amazônia Brasileira, por exemplo. Uma solução seria aplicar técnicas de macrogerenciamento hídrico para viabilizar a agricultura no interior da Amazônia e outras regiões. Os impactos positivos do macrogerenciamento se apresentarão através do aumento do PIB, da ocupação da região, da multiplicação do Agronegócio e do abastecimento da água nas cidades.
Programação – O primeiro painel intitulado “ÁGUA E DEFESA DO BRASIL”, contará com as presenças do Cel. Flavio Marcondes Junior, para falar do “SISFRON – Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras”; do Comandante da 5ª Divisão do Exército, Gen. Carlos José Russo Assumpção Penteado, que tratará “A Questão Amazônia”; do Cel. Laurindo Pereira da Silva para falar da “Transposição do Rio São Francisco” e, do professor Francisco José Pereira de Campos Carvalho para abordar o tema “Macrogerenciamento Sistemas de Alta Complexidade”.
O segundo painel intitulado “ÁGUA E PARANÁ RUMO À TERCEIRA ECONOMIA”, contará com as presenças do superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti que vai abordar o tema “Regularização Hídrica e a Agricultura Paranaense”; do engenheiro Celso Romero Kloss da Universidade Livre do Meio Ambiente, que debaterá sobre o “Desenvolvimento do Paraná”. E o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, general Joaquim Silva e Luna irá palestrar sobre a “Economia do Oeste do Paraná”.
O debate tem apoio da Universidade Federal do Paraná, da UniLivre, do Movimento Pró-Paraná e do Centro de Estudos Brasileiros do Paraná, entre outras entidades.
Grande Expediente – No período da tarde, o general Joaquim Silva e Luna participa do grande expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa. Na tribuna, após a saudação aos deputados, falará sobre a nova Itaipu e os investimentos da binacional no Paraná.