22/11/2016

Setor produtivo defende proposta do governo do Paraná de não dar reajuste aos servidores

reuniao_hugo-harada-gazeta-do-povo

Por João Guilherme Frey. Foto: Hugo Harada (Gazeta do Povo)

Representantes das principais entidades do setor produtivo paranaense declararam apoio à decisão do governo do Paraná de postergar o pagamento do reajuste geral dos servidores em 2017. Na visão dos empresários, a medida é necessária para que o estado consiga implantar um reajuste fiscal que permita a retomada do crescimento econômico.

A medida é defendida pelo G7, grupo composto pelas federações das Indústrias (Fiep), da Agricultura (Faep), do Comércio (Fecomercio), dos Transportes (Fetranspar) e das Associações Comerciais (Faciap), além da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) e da Associação Comercial do Paraná (ACP). O Movimento Pró-Paraná, o Sindicato da Indústria da Construção Civil e o Instituto Democracia e Liberdade (IDL).

O grupo defende que a redução dos gastos com a máquina pública é imprescindível para a manutenção dos investimentos no estado. “Se o governo conceder esse reajuste, deixará de investir o mínimo possível, o imprescindível, em áreas, por exemplo, como a segurança pública”, avalia Edson Ramon, presidente do IDL.

Ainda segundo Ramon, o estado já pagou reajuste geral em 2016 e concedeu aumentos acima da inflação nos últimos anos. “Não queremos chegar ao ponto dos outros estados”, disse, comparando a situação do Paraná com a do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul.

Além de defender que o reajuste seja postergado para um momento econômico mais favorável, o grupo se posiciona contrário a qualquer aumento na carga tributária. José Eugenio Gizzi, presidente do Sinduscon-PR, avalia que aumentar impostos não teria efeito positivo para a economia. Segundo ele, o setor produtivo “não aguenta mais” a carga tributária, e qualquer acréscimo tornaria a produção ainda mais dispendiosa, o que levaria a uma diminuição do consumo e consequentemente atrapalharia a retomada do crescimento econômico.

Lei de Responsabilidade Fiscal estadual

Outra medida proposta pelo grupo é a elaboração de uma Lei de Responsabilidade Fiscal estadual. Segundo Edson Ramon, o objetivo dessa medida é assegurar o bom estado das contas públicas, de modo a garantir que tanto os serviços públicos como os compromissos assumidos com servidores ativos, inativos e pensionistas possam ser cumpridos sem sobressaltos.

http://www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/setor-produtivo-defende-proposta-do-governo-do-parana-de-nao-dar-reajuste-aos-servidores-02j0dwhxsndphf6k1osei1olp

 

Compartilhe:


Voltar