15/07/2016

Resposta encaminhada à professora Marilia Milani

Em razão da ida do Instituto Democracia e Liberdade à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, defendendo a contenção dos gastos públicos e a questão da LDO-Lei de Diretrizes Orçamentárias, recebemos um email equivocado da professora Marilia Milani (abaixo), o qual respondemos conforme segue:

“Assunto: Indignação

Eu e muitos colegas Professores estamos indignados com sua solicitação à Assembleia Legislativa do Pr para que não concedam aumento aos funcionários públicos. Aviso que não somos comissionados e que temos direitos adquiridos para promoção pelos cursos de pós-graduação incentivados por esse Governador. Causa admiração essa entidade que usa uma denominação de democracia e liberdade fazer tal solicitação. Sugiro que se atenham aos seus problemas privativos e deixem os públicos para o Poder Público, porque dinheiro para propaganda tem e para outras coisas mais que não são sociais. Marilia Milani”

RESPOSTA IDL

Prezada Senhora Professora Marilia Milani,

Recebi sua mensagem e respondo de cidadão para cidadã.

Como todo cidadão que acredita na construção de um país melhor, respeito e admiro a nobre profissão de educador, a qual a senhora pertence e exerce cotidianamente com dedicação, heroísmo e superação. A nobre função de um educador é da mais alta importância na formatação e construção de uma sociedade democrática.

Digo isso, porque o bom educador forma através de ensinamentos, verdadeiros cidadãos com pleno conhecimento de seus direitos e deveres.

Lamento, como muitos, que em nosso País o educador não tenha os instrumentos necessários para auxiliá-lo na nobre missão de ensinar.

Nenhum cidadão com plena consciência pode sequer questionar a importância desse verdadeiro missionário que é o professor.

A grande questão se resume em como encontrar uma equação econômico-financeira de um orçamento estatal que, além de manter os compromissos básicos do poder público, assegure mais adiante um superávit para investimentos necessários para melhorar a qualidade de vida de todo o cidadão.

A iniciativa privada, com a qual a senhora falou que unicamente deveríamos nos preocupar, é movida por empreendedores e empresários corajosos, que estão vendo neste momento da crise – crise esta criada pelo Governo anterior –, empresas fechando suas portas, demitindo funcionários, aumentando lamentavelmente o desemprego e vendo seu patrimônio conquistado com muito trabalho, e a duras penas, ir para o ralo.

Razão maior da crise que atravessamos, prezada professora, foram os gastos excessivos dos Governos Federal e Estaduais, inclusive com folha de pagamento, o que culminou neste revés econômico que hoje vivenciamos.

Vamos querer isso também para o nosso Paraná? Não sou, e nenhum dos membros do nosso Instituto é contra a boa remuneração. E nem a favor de qualquer Governo.

Mas, como conciliar isso com a saúde do Estado, evitando a sua falência? Ou a resposta seria: “que se lasque tudo e eu quero o meu?” Tenho certeza que a Senhora assim não pensa.

Respeitosamente,

Edson José Ramon

Presidente do Instituto Democracia e Liberdade – IDL

 

Compartilhe:


Voltar