24/06/2021

O IDL, diante da deplorável atitude do CONPEDI, vem a público manifestar sua indignação.

INSTITUTO DEMOCRACIA E LIBERDADE – IDL

NOTA PÚBLICA

O Instituto Democracia e Liberdade (IDL), diante da deplorável atitude do CONPEDI, vem a público manifestar sua indignação.

Trata-se do convite e posterior desconvite feitos pelo Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI) ao professor Sérgio Moro, ex-juiz federal e ex-ministro da justiça para participar de um painel em evento promovido por esta instituição no último final de semana.

Sérgio Moro é, provavelmente, o brasileiro mais conhecido em todo o mundo, e está entre os mais respeitados em seu país em razão de seu formidável trabalho contra a corrupção no Brasil.

Como principal juiz da Operação Lava Jato condenou e determinou a prisão de dezenas de corruptos – empresários, políticos e servidores públicos – comprovadamente envolvidos em desvios de dinheiro público.

Foi, sem dúvida, em toda a história brasileira, o profissional mais aplaudido e requisitado para entrevistas, palestras e debates em todos os segmentos da sociedade.

Após anos de carreira impecável como juiz, deixou a magistratura para assumir o Ministério da Justiça, para colaborar com o projeto que prometia transformar o Brasil e acabar com a corrupção, sob o comando do recém-eleito presidente Jair Bolsonaro.

Frustrado com os rumos do governo, deixou o ministério por não concordar com algumas decisões, solicitando o seu desligamento.

Sérgio Moro jamais cometeu qualquer ato desabonador em sua vida, seja como juiz federal, professor ou ministro. É um homem de bem, probo e inteligente, razão pela qual a decisão do CONPEDI de cancelar o convite para o Painel, com grande repercussão na mídia, revela um ato lamentável e infeliz que o IDL repudia publicamente.

O CONPEDI, que define como seu objetivo principal “incentivar e promover estudos jurídicos e o desenvolvimento da pós-graduação em Direito no Brasil. Suas ações institucionais respondem ao desafio de projetar a pesquisa jurídica para o avanço social do Brasil” jamais poderia cometer tamanha deselegância com alguém que merece toda a nossa admiração.

 

Curitiba, 24 de junho de 2021

Edson José Ramon – Presidente

Compartilhe:


Voltar