11/08/2023

O Brasil é o meu País – por João Elisio Ferraz de Campos

Nosso País, praticamente desde o descobrimento, lutou contra inimigos de fora e inimigos de dentro para manter o nosso território uno e indivisível. O esforço e o sacrifício heroico de tantos brasileiros do passado nos legaram uma Pátria com diversidade cultural e diferenças regionais que só enriquecem a nossa história como nação. Pois toda essa luta gloriosa sofre, de tempos e tempos, a afronta de alguns poucos brasileiros de hoje que se juntam em movimentos separatistas. Sem sucesso, é verdade, mas que, de certa forma, insuflam a animosidade entre irmãos brasileiros nascidos em lugares diferentes.

O Brasil é o nosso País e todos nós devemos exaltar os nossos valores, as nossas conquistas. Quem, em qualquer canto da nossa terra, não se orgulha de ser pentacampeão do mundo de futebol, de ser compatriota do Guga Kurten, das medalhas dos nossos campeões olímpicos? Da qualidade da nossa música, da variedade das nossas festas populares? Alguém quer abrir mão da Amazônia ou privar os brasileiros do norte de dizer que as Cataratas do Iguaçu se localizam em seu País? De ser compatriota de tantos nomes ilustres que nasceram nos mais diversos pontos de nosso território?

Só interesses econômicos não constroem uma Nação e muito menos uma Pátria. A riqueza maior está nos valores que seu povo cultiva e respeita. E por falar em economia, o espetacular salto de qualidade que o agronegócio brasileiro deu em termos mundiais é mérito de alguma região específica ou de todo o País?

Os que defendem ideias separatistas apresentam como argumento a falsa e egoísta tese de que os recursos de sua região são drenados para outras sem levar em conta que, justamente, o propósito maior de uma Nação deve ser o de promover o bem-estar de todos os seus filhos.

Enfim, só se pode concluir que pregar a separação de qualquer região do Brasil para fundar um novo País, é coisa de mau brasileiro que nunca será um bom cidadão em nenhum lugar do mundo, nem em países reais nem em imagináveis.

João Elisio Ferraz de Campos

Empresário, Ex-Governador do Paraná

Compartilhe:


Voltar