27/05/2021

Nota de pesar IDL – falecimento ex-Governador Jaime Lerner

O Instituto Democracia e Liberdade (IDL) registra com profundo pesar o falecimento do ex-Prefeito de Curitiba e ex-Governador do Paraná Jaime Lerner.
Curitibano que amava como ninguém essa Curitiba que governou por três mandatos, realizou obras e transformações de repercussão mundial, seja pela ousadia, seja pela preocupação ambiental num tempo em que ninguém se preocupava com isso.

Jaime Lerner implantou o sistema de transporte coletivo da cidade que se tornou referência mundial. Também foi responsável pela criação de inúmeros parques como o Barigui, o Bosque do Papa, o Bosque Chico Mendes, a Unilivre, o Parque da Barreirinha, o Parque Iguaçu, o Zoológico, o Parque das Nascentes do Rio Iguaçu, sem falar em obras icônicas como o Jardim Botânico, a Pedreira Paulo Leminski, o Teatro Paiol, a Ópera de Arame, o tombamento e revitalização do setor histórico, as vias estruturais, o sistema trinário com a canaletas exclusivas, e uma infinidade de pequenas obras.

O visionário Jaime Lerner criou a Cidade Industrial de Curitiba e iniciou um processo de planejamento que tornou Curitiba a melhor capital do país para se viver.

Como Governador do Paraná em dois mandatos foi responsável pelo grande crescimento industrial do Estado no final dos anos 90 e por enormes investimentos em saneamento básico e modernização das cidades. Criou o anel de integração, que a despeito das críticas ao pedágio, aproximou os paranaenses e eliminou discursos separatistas que ganhavam força no Estado.

Urbanista reconhecido mundialmente, é, sem dúvida, o paranaense de maior projeção mundial, proferindo aulas e palestras em universidades de todos os continentes.

Seu escritório de urbanismo realizou e ainda realiza projetos em importantes cidades do Brasil e da América Latina.
Sua morte deixa um imenso vazio, mas seu legado permanecerá eternamente na vida e no coração dos paranaenses e dos brasileiros.

Aos familiares e amigos do ex-governador Jaime Lerner, nossas sinceras condolências.

Compartilhe:


Voltar