21/05/2024

IDL promove evento duplo em noite de confraternização

O Instituto Democracia e Liberdade (IDL) reuniu cerca de 70 associados e convidados nesta segunda-feira, no Pestana Curitiba, para o evento de lançamento do livro “O Liberalismo Defendido pelo IDL”, material que tem como objetivo primordial a disseminação e promoção dos valores que embasam a doutrina liberal.

Ao abrir o evento, o Presidente do IDL Edson José Ramon lembrou da importância da ferramenta para todos aqueles que buscam compreender e defender os princípios do liberalismo. “Neste trabalho conjunto, feito a muitas mãos, abordamos temas como economia de mercado, limitação do poder estatal, proteção da propriedade privada e liberdade de expressão”, disse, fazendo uma homenagem ao maior empresário do Paraná, o Barão do Serro Azul.

Edson

Em seguida, o Presidente Ramon chamou à frente os demais autores responsáveis pelo projeto, para uma foto oficial e para receber o aplauso de todos, sendo eles: Juliana Noda, Rafael de Lala Sobrinho, Nelson Bucker, Samuel Crozeta do Paraizo, Cid Parigot de Souza e Airton Adelar Hack.

Livro

“Tivemos a oportunidade de contar com a mente do Dr. Edson Ramon à frente deste projeto, que nos trouxe a ideia de desenvolver uma cartilha para condensar os principais valores do IDL, fundamentados de maneira profunda, porém simples. Apesar da densidade dos temas, chegamos a um resultado bem acessível, com linguagem descomplicada, uma forma de contribuirmos com a formação liberal no País”, comentou Juliana Noda.

Juliana 2

Após o lançamento, os presentes puderam ouvir a fala “Do Zero ao Império – uma história de sucesso”, proferida pelo empresário Jovelci Gomes, diretor-presidente do Grupo Sul Brasil, sediado em Caçador (SC). Ele contou sua trajetória de sucesso e um pouco da história da Sul Brasil, fundada em 1990 e especializada em tnt (tecido não-tecido), que produz 10.000 toneladas por ano usando tecnologia alemã.

Jovelci

Depois de compartilhar sua história de vida, Gomes trouxe a todos a palestra “Evolução de Santa Catarina no Cenário Nacional”, mostrando como a diversificação industrial naquele Estado levou a um PIB de R$ 505,3 bilhões. A economia de Santa Catarina cresceu 2023 em 3,7%, uma alta que mais uma vez superou o crescimento do país, de 2,9%.

A aceleração do crescimento e os bons índices são resultado da performance do mercado imobiliário catarinense, cujos grandes motores foram o setor de serviços (que cresceu 4,7%), com destaque para transportes, comércio, alojamento e alimentação. A agropecuária também representou outra vertente de crescimento (alta de 12,7%) e as atividades turísticas também cresceram 6,7%.

“Atualmente, Santa Catarina é o único Estado do Brasil que não depende do Governo Federal. Ainda, conforme uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, é o Estado mais feliz do Brasil”, afirmou Gomes, que é engenheiro mecânico, advogado e administrador de empresas, além de empreendedor nato.

Ao final do evento, o presidente do IDL entregou o Diploma Defensor da Liberdade ao convidado, que atualmente é reconhecido como um dos mais competentes empresários de Santa Catarina, e que já presidiu por três mandatos a Associação Comercial e Industrial de Caçador e foi vice-presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais de SC.

Dados: Boletim de Indicadores Econômico-Fiscais de Santa Catarina, elaborado pela Secretaria de Estado do Planejamento

Fotos: Fábio Ortolan

Compartilhe:


Voltar