01/10/2018

IDL prestigia evento com presidenciável Henrique Meirelles na ACP

meireles_fala

Membros do Instituto Democracia e Liberdade (IDL), acompanhados do presidente da entidade, Edson José Ramon, prestigiaram na última sexta-feira a palestra do candidato à Presidência Henrique Meirelles na Associação Comercial do Paraná (ACP).

Ex-ministro da Fazenda e ex-presidente do Banco Central, Meirelles falou na entidade em evento organizado pelos conselhos Político e de Jovens Empresários da ACP, em parceria com o IDL e o Movimento Pró-Paraná.

ramon

Na oportunidade, Meirelles explanou sobre seu plano de governo e respondeu perguntas acerca da máquina pública e carga tributária. “Nós defendemos que o próximo governo promova as reformas necessárias, para o que o país volte a crescer de forma sustentável. Discordamos das políticas que privilegiam a supremacia do sistema financeiro e lamentamos a desatenção para com os setores produtivos”, disse o presidente da ACP, Glaucio Geara, em sua fala de abertura.

Abaixo, alguns pontos abordados por Meireles:

PREVIDÊNCIA

O candidato foi enfático quando questionado sobre a reforma da previdência social, “Sim precisamos fazer. A Grécia não fez e quebrou, a Alemanha fez antes de acontecer o pior. A questão da reforma não é ‘se’ ela será feita, mas sim, quando”, disse.

Questionado sobre a resistência em aprovar uma reforma deste porte, Meirelles explicou que o problema está na apresentação do tema. “Por que existe tanta resistência? É simples, imagine que alguém chegue até você e simplesmente proponha te tirar um direito. Claro que não será bem aceito. Tudo depende da maneira de como se apresenta o problema”, completou.

CARGA TRIBUTÁRIA

Sobre o tema, o candidato defendeu uma estratégia de redução e simplificação dos impostos. “O tempo médio de pagamento de impostos é de 2600 horas. Só entre papel e burocracias, esse é o tempo que as empresas gastam só no preenchimento. É necessário diminuir isso para 200 horas”, disse.

AMBIENTE DE NEGÓCIOS

O candidato também falou sobre o difícil clima de negócios do país. “O Banco Mundial fez uma classificação de 149 países no que diz respeito ao ambiente de negócios, e a classificação do Brasil é 119. Isso é péssimo, significa que é difícil trabalhar e produzir no país. Atualmente, para se abrir uma empresa, só no tempo despendido em papeis, tirando aluguel ou construção do imóvel, o empresário amarga uma espera de 101 dias. Minha pretensão é baixar esse tempo para 3 dias”, afirmou.

No esteio disso, quando perguntado sobre as soluções para recuperar o ânimo do mercado, Meirelles defendeu o aumento de crédito como solução. “Elevar a competição aumentando a oferta de crédito é uma das saídas. Incentivar o crédito eletrônico, as chamadas fintechs, para captar recurso e investir sem ter que se preocupar com estrutura de agências também”, finalizou.

Ao final do evento, o IDL esteve presente em um almoço fechado com o candidato, realizado no Restaurante Madalosso.

foto_meireles_madalosso

Com informações da Comunicação da ACP

 

Compartilhe:


Voltar