05/04/2016

IDL presente em ato de apoio ao juiz Sergio Moro

ato_Moro2

O Instituto Democracia e Liberdade, representado pelo seu presidente, Edson José Ramon, e pelo seu conselheiro executivo, Nelson Bücker, prestigiou o ato em apoio à Justiça Federal na pessoa do juiz Sergio Moro, ao Ministério Público e à Polícia Federal, realizado na noite desta segunda-feira (04), no Salão Nobre da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Promovido pelo GELD-Grupo de Estudos Liberalismo e Democracia e pelo IDL, com o apoio dos movimentos Direita Curitiba, Vem Pra Rua.Net, MBL Curitiba e Mais Brasil Eu Acredito!, o encontro contou com a presença de juristas, estudantes de cursos de Direito e da sociedade civil.

O ato foi realizado em resposta à reunião de professores e juristas que ocorreu no final de março, que questionou o processo de impeachment e alguns atos do juiz Moro.

“Como representante de parcela expressiva da sociedade, eu expresso em nome dela a indignação do que acontece no Brasil. Mais grave ainda, a apreensão e insegurança geradas por decisões e manifestações dos ministros que compõem a Suprema Corte, que deve ser o principal baluarte da consagração do Estado democrático de Direito. Decisões estas que muitas vezes vão na contramão dos anseios da grande maioria da população brasileira. Que as ações do Ministério Público e da Justiça Federal façam com que a justiça seja feita no Brasil”, disse o presidente Edson José Ramon em seu discurso.

O advogado e professor de Direito Penal, René Dotti, defendeu a divulgação das escutas telefônicas entre a presidente Dilma Housseff e o ex-presidente Luis Inácio da Silva. “Nada deve temer um juiz que cumpre a Constituição”, disse. “O curso de Direito da UFPR não poderia estar ausente em um momento histórico como esse. A luta do magistrado Sergio Moro promove uma mudança nos costumes políticos pela coragem de medidas adotadas pela jurisdição federal, que luta contra a tentativa de um golpe de Estado praticada pelo governo federal. A Operação Lava Jato é historicamente uma contribuição no sentido de impedir que a corrupção alcance níveis extraordinários neste país”, concluiu.

O evento foi prestigiado também pelo procurador da força-tarefa da Java Jato, Roberson Pozzobon. Ao final da reunião, foi divulgado um manifesto em apoio às ações da Operação Lava Jato, capitaneadas pelo juiz Sergio Moro.

ato_Moro3

Manifesto dos Alunos e Ex-Alunos do Direito UFPR

MANIFESTO DOS ALUNOS E EX-ALUNOS DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Nós, alunos e ex-alunos da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, por ocasião da recente e injusta campanha difamatória tendo como alvo a pessoa do Professor Doutor e Juiz Federal Sérgio Fernando Moro, sentimo-nos na obrigação de fazer os seguintes esclarecimentos:

1) A ilustre presença do Professor Doutor Sérgio Fernando Moro no corpo docente da nossa faculdade é motivo de orgulho e sua pessoa nos é fonte de inspiração, dada sua competência, simplicidade, compromisso inquestionável com seus alunos, retidão de caráter e, acima de tudo, respeito às opiniões divergentes em sala de aula.

2) Afirmamos que o evento ocorrido nas dependências do Prédio Histórico da UFPR, em 22 de março de 2016, não representa a totalidade da comunidade acadêmica da Faculdade de Direito.

3) Repudiamos a manipulação ideológica e/ou partidária da linguagem a que tem recorrido determinados grupos, na tentativa de desqualificar aqueles cujos atos ou opiniões não estão em sintonia com suas ideias e interesses.

Termos pejorativos tais como “golpe” e “fascista” devem ser empregados com precisão e responsabilidade, não como coringas imputáveis a qualquer pessoa que nos desagrade. Da mesma forma, os conceitos de democracia e de Estado de Direito não devem ser distorcidos por conta de interesses igualmente partidários.

4) Lamentamos profundamente algumas das manifestações proferidas no evento de terça-feira. Em especial, referimo-nos aos gritos de ordem “Moro, fascista, tucano e golpista”, repetidamente entoados por manifestantes na escadaria da Faculdade.

5) Apoiamos na íntegra o “Manifesto em Defesa da Democracia, da Verdade e do Respeito às Instituições”, subscrito por diversos docentes da Faculdade de Direito da UFPR.

6) Afirmamos nossa mais completa confiança na lisura da conduta do Juiz Sérgio Moro e do Ministério Público Federal e apoiamos o prosseguimento das investigações até a sua conclusão.

7) Reiteramos nosso compromisso com as normas constitucionais em sua inteireza, inclusive com o processo constitucional do impeachment.

Curitiba, 25 de março de 2016.

 

Compartilhe:


Voltar