15/08/2023

IDL na posse do novo Presidente do Paraguai, Santiago Peña

Paraguai

O presidente do Instituto Democracia e Liberdade (IDL) Edson José Ramon, acompanha em Assunção a solenidade de posse do novo presidente do Paraguai, Santiago Peña.

Ele viajou acompanhado do presidente do Conselho Consultivo do IDL, João Elisio Ferraz de Campos, do vice-presidente Francisco Simeão, do coordenador do “Olhar sem Fronteiras”, empresário Atilano de Oms Sobrinho, do ex-deputado Eduardo Sciarra e grupo de empresários (foto).

O presidente Lula, acompanhado de vários ministros brasileiros, participa da cerimônia de Posse.

Formado em economia e administração de empresas, ex-ministro da Fazenda, Santiago Peña, do Partido Colorado, substitui Mario Abdo Benítez (Marito) em um mandato de cinco anos.

Brasil e Paraguai integram o Mercosul, ao lado de Uruguai e Argentina, e desejam implementar o acordo comercial com a União Europeia.

A negociação travou em função de questionamentos ambientais feitos pelos europeus e pela posição contrária do Brasil em ceder espaço para empresas europeias nas concorrências de compras governamentais.

A revisão do Anexo C do acordo da usina hidrelétrica de Itaipu, na fronteira entre Brasil e Paraguai, é o principal ponto da agenda bilateral neste momento. O Anexo C do acordo, firmado em 1973, prevê a revisão dos termos financeiros diante do pagamento das dívidas relativas à construção da hidrelétrica. Em fevereiro, a Itaipu Binacional pagou a última parcela da dívida.

A renegociação deve ser feita em 2023. O anexo C define as bases comerciais de venda de energia elétrica gerada pela usina. Cada país tem direito a 50% da energia produzida, porém, o Brasil compra o excedente do Paraguai.

Compartilhe:


Voltar