06/04/2020

IDL envia carta a autoridades de todas as esferas do funcionalismo público contra penduricalhos nos vencimentos mensais

Curitiba, 06 de abril de 2020

Excelentíssimo Senhor

Ministro DIAS TOFFOLLI

Presidente do CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA

BRASÍLIA – DF

Excelentíssimo Senhor,

Como presidente do Instituto Democracia e Liberdade (IDL), entidade que defende o liberalismo, o livre mercado, a livre iniciativa e a legitimidade do lucro, entre outras coisas, tomo a liberdade de me dirigir à Vossa Excelência para expressar o que segue:

Ao longo de anos de apatia da população e também das Instituições que deveriam cuidar disso, vários setores do funcionalismo público criaram penduricalhos aos seus vencimentos que atingem proporções absurdas, contrariando legislação cristalina que define que “nenhum servidor pode ganhar mais que o presidente da república”.

Bem sabe Vossa Excelência que no Legislativo, no Judiciário, no Ministério Público e, provavelmente também, no Executivo, é comum contracheques com valores próximos ou superiores a R$ 100 mil mensais.

Não é lícito que enquanto o país exibe um mercado de trabalho deprimido, com salários absurdamente achatados (engenheiros, advogados, economistas, agrônomos) que mal passam dos 2 ou 3 mil reais mensais, esses absurdos continuem ocorrendo sem que ninguém tome qualquer providência.

Esta festa com dinheiro público torna-se mais cruel agora, quando o país se vê diante do desafio monumental de enfrentar a Covid-19 e suas ameaças à população brasileira, utilizando todos os recursos financeiros disponíveis.

Assim, faço um apelo ao bom senso e à capacidade crítica de Vossa Excelência, no sentido de iniciar, no âmbito que lhe compete, uma cruzada contra esse desmando que mais dia, menos dia, será alvo de uma verdadeira revolta popular.

Este mesmo apelo faremos aos presidentes da Câmara e do Senado, bem como ao Advogado-Geral da União, ao Ministro-Chefe da Casa Civil e ao Procurador-Geral da República, para que coloquem um fim nessa manobra ilegal, imoral e impatriótica, que dribla a legislação e adiciona penduricalhos que proporcionam ganhos absurdamente elevados.

Certo de contar com a compreensão e atenção de Vossa Excelência à nossa proposta, renovo meus sinceros votos de respeito e confiança.

Atenciosamente,

Edson José Ramon

Presidente

Compartilhe:


Voltar