16/07/2021

IDL emite nota pública e manifesta indignação pela inclusão na Lei Orçamentária Anual do Fundo Eleitoral

O Instituto Democracia e Liberdade (IDL), entidade que defende os princípios democráticos e a livre iniciativa, vêm a público manifestar sua indignação pela inclusão na Lei Orçamentária Anual de um Fundo Eleitoral absurdamente inflado.

Não é possível que os brasileiros, já tão penalizados pela ineficiência do Estado, pelos desvios e pela corrupção, tenham que financiar partidos políticos sem cor, sem programa, sem projetos, sem compromissos e sem vergonha.

Reservar R$ 5,7 bilhões (um aumento de 185% na verba atual) para financiar partidos inúteis é um acinte num país em que milhões de pessoas convivem com a pobreza, a falta de saneamento, de moradias, de emprego.

Isto nos leva a pensar: em que país vive a classe política brasileira, capaz desses descalabros?

O IDL lutará incansavelmente para que essa pretensão não prospere e seja barrada em tempo no próprio Congresso ou pelo STF. Se aprovada essa proposta, partidos como o PT e o PSL, os de maior representação no Congresso, terão mais de R$ 600 milhões para gastar na campanha do ano que vem. Isso não é razoável.

O IDL conclama todos os brasileiros de bem a se voltarem contra essa medida, manifestando-se pelas redes sociais, escrevendo para seus representantes no Parlamento, registrando seu desagrado na imprensa.

O IDL encaminhará correspondência ao Presidente da República e aos presidentes da Câmara e do Senado, bem como ao presidente do STF.

Edson José Ramon