11/08/2023

IDL em palestra do Presidente do Banco Central em Curitiba

O Presidente do Instituto Democracia e Liberdade (IDL), Edson José Ramon, acompanhou nesta sexta-feira (11) a palestra proferida pelo Presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, na sede da Associação Comercial do Paraná.

roberto campos

DSC_01

Na pauta, o atual cenário econômico e a agenda BC para os próximos anos, em encontro acompanhado por mais de 300 participantes presenciais e centenas de expectadores on-line.

Campos Neto delineou a palestra ponderando a respeito da atual taxa de juros: “após um período de pandemia e forte alta, estamos em um momento de ‘pouso suave’, em que precisamos ter cautela mesmo com uma revisão de crescimento”, ressaltou. Ao contrário de muitos países como os da zona do euro, economias emergentes como as do Brasil e do Chile, por exemplo estão passando por uma queda nos juros mais consistente. “Estamos em um processo de desinflação, mas precisamos ter a certeza de que o nosso caminho é de um nível mais baixo nos juros, porém com segurança”, completou o Presidente do BC.

DSC_0266

Ele também lembrou que a oferta de empregos está em constante alta nos últimos meses, o que melhora a atividade econômica e, consequentemente, a oferta de crédito. “Temos, atualmente, mais de 20 medidas para aumentar o crédito. O objetivo, no final, é um crescimento sustentável e inclusivo no pós-pandemia”, disse.

Por outro lado, ele também falou sobre as inovações atuais e futuras do Banco Central, como o PIX, que em menos de três anos já obteve recordes de transações e, mais recentemente, o Open Finance, que permite o compartilhamento de dados entre contas bancárias de um mesmo titular e a moeda digital Drex. “Ainda teremos novidades como integração internacional, entre outras. Queremos melhorar o ambiente de negócios de forma inclusiva para todos”, destacou. O próximo passo, de acordo com o Presidente do BC, é integrar todas as novidades em um Super App, que permitiria inclusive a operação de diferentes contas bancárias de um titular em um único ambiente: “o brasileiro tem grande aptidão para inovação e uma prova disso é o sucesso do PIX”, finalizou.

DSC_0317

Com informações imprensa ACP

Compartilhe:


Voltar