23/11/2018

IDL é recebido pelo Reitor da UFPR

A pedido do Instituto Democracia e Liberdade (IDL), nesta quinta-feira (22), o Magnífico Sr. Reitor da Universidade Federal do Paraná, Dr. Ricardo Marcelo Fonseca, recebeu o presidente Edson José Ramon e o associado Paulo Henrique Wedderhoff para uma conversa. A reunião foi muito proveitosa e os membros do IDL saíram muito satisfeitos com a recepção, bem como aliviados com os relatos ouvidos.

A pauta da reunião foi relacionada aos seguintes tópicos:

 

1 – Deterioração da relação aluno e instituição de ensino:

Diante das preocupantes imagens e relatos que tem circulado nas redes sociais, mostrando a deterioração dos ambientes universitários e o comportamento impróprio de alguns estudantes e professores no Brasil, perguntamos se isto ocorria na UFPR.

O Reitor confirmou que há alguns anos, ocorreu o uso indevido de alguns espaços dedicados ao Diretório Acadêmico, mas que após os abusos, o espaço permaneceu fechado por aproximadamente 2 anos, sendo posteriormente recuperado e pintado. Um novo termo de uso foi instituído e desde então vem sendo utilizado para os fins para os quais foi criado. Explicou também que  as manifestações ideológicas dentro de limites aceitáveis existem, mas que isso faz parte do ambiente democrático de qualquer universidade moderna e que as partes tem mantido um diálogo construtivo.

 

2 – Oportunidades de interação entre academia e empresas, bem como palestras experimentais sobre temas de interesse geral.

Nossa pergunta era como o IDL, que reúne empresários com experiência em várias áreas do conhecimento, poderia colaborar no processo de interação com os universitários, no sentido de sensibilizá-los para os desafios e oportunidades do mercado de trabalho tanto na área pública quanto privada. Como a Universidade prepara os talentos que mais tarde irão se colocar nas várias organizações produtivas e governamentais, a proposta é encontrar formas de estreitar os laços para facilitar o aprendizado, valorizar os jovens graduandos e fortalecer a relação escola-empresa. Um dos conceitos é criar sinergia entre a experiência do antigo e a audácia do jovem para benefício de toda a sociedade.

O Reitor Ricardo Marcelo Fonseca gostou da ideia e disse que irá nos colocar em contato com os setores que possam aproveitar nossa proposta de forma mais imediata.

 

3 – Busto do reitor Flávio Suplicy de Lacerda:

O Reitor nos contou sobre o processo de reinstalação do busto do antigo reitor Flávio Suplicy de Lacerda. O projeto atual prevê a recolocação do busto do ex-reitor no seu local original bem como a colocação de um busto do Prof. José Rodrigues Vieira Neto em outro local, para atender os anseios de uma parte dos estudantes.

Depois de anos de discussões, o Conselho Universitário da UFPR finalmente conseguiu chegar a um consenso sobre o que fazer com o busto do ex-reitor Flávio Suplicy de Lacerda. Ministro da ditadura militar, Suplicy foi um dos reitores mais importantes da universidade. Seu busto na Reitoria virou símbolo político importante. O busto foi arrancado do pedestal pelos alunos em duas ocasiões. Em 1968, durante os protestos contra a ditadura; e em 2014, numa retomada simbólica das lutas estudantis. A UFPR pretendia recolocar a estátua no lugar, mas os alunos não gostaram do plano.

Enfim, houve consenso.

Esta decisão respeita a história da Universidade Federal do Paraná – UFPR e atende a exigência de vários setores da sociedade, inclusive do Instituto Democracia e Liberdade – IDL.

Mais sobre o caso em https://www.gazetadopovo.com.br/blogs/caixa-zero/ufpr-suplicy-lacerda-ditadura-militar/

 

“Saímos satisfeitos com essa notícia, pois há alguns anos lutamos para que o busto seja recolocado no lugar original”, disse o presidente do Instituto, Edson José Ramon.

Compartilhe:


Voltar