27/01/2020

IDL compartilha relato sobre Jantar do Instituto de Formação de Líderes

Foi solicitado ao sr. Samuel Crozeta, jovem promissor que representa os estudantes do Diretório Central Estudantil da Universidade Positivo dentro do IDL, que representasse o Instituto no evento “Jantar do Instituto de Formação de Líderes – IFL PR”,  ocasião em que ocorreu a apresentação do Secretário de Gestão e Desempenho Pessoal do Governo Federal, Sr. Wagner Lenhart, responsável pela Reforma Administrativa.

Samuel Crozeta elaborou um relatório sobre o evento, o qual compartilhamos abaixo:

Relatório Evento IFL – Reforma Administrativa

O evento do IFL trouxe a Curitiba o Wagner Lenhart, responsável pelo planejamento de reformas administrativas no atual governo. No evento o palestrante apresentou aos convidados um panorama geral do funcionalismo público brasileiro, ênfase no gasto total com pessoal.

Nesse sentido, apresentou três grandes desafios ao Brasil nos próximos anos:

(i) – Aumentar a capacidade de investimentos do Estado e dar retorno para a sociedade;

(ii) – Reduzir a complexidade e implementar uma gestão que coloque o serviço público na vanguarda;

(iii) – Aproximar o serviço público do cidadão, uma vez que o Estado existe para servir à sociedade.

Alguns obstáculos para a superação desses desafios são:

(i) o aumento das despesas com pessoal do Setor público nos últimos anos. Fato que vem na contramão de demais países até emergentes.

(ii) Alta tributação de serviços públicos não é garantia de qualidade. Assim, a alta tributação do serviço público é altamente criticada, pois serviços básicos do Estado não são bem prestados;

(iii) O alto custo do Estado com gastos e despesas obrigatórios retira a capacidade de investimento do governo na sociedade e em infraestrutura; Um dos maiores gastos é com pessoal e a previdência. Deste modo, uma das opções apontadas é a automação do serviço público. Assim, aliando a tecnologia e qualidade no setor público, uma vez que tal medida diminuiria a demanda por novos servidores. Ainda, segundo Wagner, a diferença salarial entre funcionários públicos e particulares é alarmante. No âmbito Federal é mais evidente, sendo seis vezes maior. Além disso, o premio salários do setor federal está entre os maiores do mundo e o progresso ao topo da carreira chega a menos de 20 anos. Em síntese, o governo atual propõe que para se melhorar o quadro atual financeiro do Brasil é necessária uma profunda mudança na forma de como o Estado enxerga suas contas. Diminuir gastos com contratações e informatizar o sistema público, buscando a solução de serviços por meios tecnológicos. Uma vez que cada funcionário contratado representa um gasto por mais de 60 anos em média.

Compartilhe:


Voltar