07/12/2015

Guia da cidadania IDL – Democracia

democracia

Democracia: Regime político baseado nos princípios da soberania popular e da divisão e distribuição equitativa do poder. O nome se origina nas palavras gregas demos (povo) e kratos (poder) e seu significado não é governo do povo, no sentido de governar o povo, mas sim, povo governando, ou seja, exercendo o poder, através do voto.

É um sistema social no qual todos dispõem de parcela igual de poder.Como a maioria das sociedades é complexa, a democracia é representativa, na qual, os cidadãos elegem representantes que exercem a autoridade política.

O poder é distribuído de maneira uniforme e temporária.

 

Democracia direta: sistema válido apenas para grupos sociais pequenos. Falar em democracia direta em sociedades complexas é uma forma de se tentar manipular e fugir do controle das instituições que foram sendo construídas com dificuldade ao longo do curso histórico de uma sociedade. As instituições devem ser aperfeiçoadas, modificadas de acordo com seus defeitos, mas não se pode fingir que se está dando poder ao povo, quando é simplesmente um arremedo que visa fazer a vontade do grupo que está controlando o poder do estado em determinada ocasião.

Compartilhe:


Voltar