17/11/2015

Guia da cidadania IDL – Burguês

A palavra é um conjunto de sons e símbolos (letras e números) que expressam um ou mais significados.Compreender o significado de cada palavra, ou conjunto de palavras, ajuda na compreensão das ideias e reduz desentendimentos na comunicação.

A existência de mais eu um significado para algumas palavras recebe o nome de polissemia.

Veja este exemplo: “Só faz seguro de vida quem é vivo”. A palavra “vivo”, nesta aplicação tem duplo sentido, pois indica que o sujeito ainda não morreu e também passa a ideia de que ele é esperto.

No cotidiano é comum vermos pessoas usando termos sem compreender claramente o seu significado. Daí a importância de uma norma que assegure o entendimento das palavras de uso corrente.

Ao beneficiar-se deste breve trabalho, dê sua contribuição indicando termos que você acredita que devam fazer parte deste esforço de esclarecimento dos nossos leitores.

post_burgues

Burguês = habitante do burgo, nome dado às cidadelas fortificadas na idade média. Sem ter como se empregar, os habitantes do burgo se sustentavam especializando-se na produção de roupas, sapatos, panelas, pratos e outros utensílios para vender aos vizinhos e habitantes de outros burgos. Com o tempo o termo passou a ser aplicado aos empreendedores/empresários. Teoricamente, um cidadão que ficou sem emprego e aplica o que sobrou do seu FGTS para comprar um carrinho de pipoca, um táxi, ou uma banquinha da feira, para sustentar a família é um burguês.

Com o fortalecimento da ditadura de esquerda na Venezuela, os burgueses que puderam, deixaram o país. Isto destruiu as redes comerciais dificultando o acesso aos produtos. A produção caiu, os atacadistas e varejistas também migraram, deixando para trás apenas o povo com suas necessidades. O governo diz que está tudo bem e reprime os protestos com violência.

Imagem: Brasil Escola

 

Compartilhe:


Voltar