16/10/2018

Edson José Ramon é recebido pelo presidente do TRE/PR

O presidente do Instituto Democracia e Liberdade (IDL), Edson José Ramon, visitou nesta segunda-feira (15/10) o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, onde foi recebido pelo presidente daquela Corte, desembargador Luiz Taro Oyama, e pela assessora-chefe da presidência, Dra. Rachel Ramina.

Ramon falou da desinformação criada pelas redes sociais sobre a confiabilidade das urnas eletrônicas, resultando em preocupação por parte dos empresários associados do IDL. “Pessoalmente, acredito que o sistema eleitoral brasileiro é absolutamente confiável”, disse Edson José Ramon, “mas tomamos a liberdade de procurar Vossa Excelência para esclarecer os nossos associados”. Ramon também agradeceu ao desembargador presidente a forma cordial com que foi recebido em seu gabinete.

O desembargador Luiz Oyama disse que o TRE/PR focou seus esforços para evitar “fake news” contra os candidatos, mas lamentou não conseguir evitar as falsas notícias sobre as urnas eletrônicas. Ele confirmou que houve casos de funcionamento inadequado de algumas poucas urnas, onde o último voto, para presidente, era computado sem que o eleitor fizesse a confirmação, pulando direto para a tela que finalizava o voto. “Estes episódios foram registrados nos boletins dos mesários e as urnas foram periciadas por técnicos do TRE/PR, sem que se constatasse que o voto do eleitor tenha sido prejudicado”, disse Oyama. “De qualquer forma”, acrescentou, “vamos fazer nova perícia nessas urnas e seus respectivos boletins na presença de pessoas que fizeram as reclamações, e de um representante do OAB/PR. Esta perícia será na Sala de Audiências do TRE/PR, `as 14:00 horas da próxima quinta-feira, dia 18/10. “O IDL é também nosso convidado”, afirmou o desembargador Luiz Oyama.

A assessora-chefe, Dra. Rachel Ramina criou, na oportunidade, um grupo de whatsapp com o presidente do IDL e seu assessor Carlos Marassi, para que todas as mensagens que questionam a lisura das urnas possam ser repassadas ao TRE e respondidas pelos técnicos. Em contrapartida, o grupo receberá do Tribunal todas as informações que forem disponibilizadas sobre o tema para que sejam repassadas aos grupos do IDL.

tre

O presidente do IDL, Edson José Ramon, ao lado do presidente do TRE/PR, desembargador Luiz Taro Oyama, ladeados por Carlos Marassi (IDL) e pela Assessora-Chefe do Gabinete, Rachel Ramina.

Compartilhe:


Voltar