25/07/2024

Diretores do IDL visitam a Exposição Planeta Água da Sanepar

 

sanepar

Em nova agenda, o Presidente do Instituto Democracia e Liberdade (IDL) Edson José Ramon, junto com outros membros da diretoria, visitou na tarde desta quarta-feira, o Museu do Saneamento da Sanepar, um espaço de memória e cultura sobre o saneamento do Estado do Paraná, e que mantém a exposição de longa duração chamada Planeta Água. Desde 2014 o Museu do Saneamento está instalado na antiga Estação de Tratamento de Água (ETA) Tarumã, a primeira da Capital paranaense, construída em 1945. O museu é mantido pela Sanepar, que desde 1988 tem um programa de preservação da memória do saneamento, idealizado pelo jornalista Zair Schuster.

Na ocasião, o grupo foi recebido pelo Diretor Presidente da Sanepar, Wilson Bley Lipski, e pelo Secretário Estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), Alex Canziani.

A visita atendeu convite do Secretário Canziani que recentemente esteve reunido com os integrantes do Grupo Olhar sem Fronteiras, do IDL. Este grupo defende que as sobras financeiras de Itaipu – cerca de US$ 2 bilhões anuais – sejam utilizadas na criação de um Fundo Financeiro, gerido pela própria binacional, para fomentar o desenvolvimento da região do entorno da usina, beneficiando os estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul, além do Paraguai. Com aportes de 2 bilhões de dólares todos os anos, o Fundo Itaipu seria capaz de atrair outros Fundos Internacionais, disponibilizando cerca de US$ 10 bilhões anuais para financiar a infraestrutura da região.

O grupo também defende que a hidrelétrica de Itaipu seja pensada no futuro como uma plataforma de geração de energias sustentáveis, com foco na produção de H2V (hidrogênio verde), a chamada energia do futuro. Itaipu também deve investir em tecnologias de armazenamento inteligente, como baterias termoquímicas, por exemplo.

A reunião contou com a presença de Francisco Simeão (Vice-Presidente do IDL), Nilso Sguarezi (Diretor do IDL), João Elisio Ferraz de Campos (Presidente do Conselho Consultivo do IDL), Carlos Marassi (assessor do IDL), Eduardo Sciarra e também de Adriana Brandt (Secretária Executiva do Projeto Itaipu).

Compartilhe:


Voltar