25/07/2017

Dia da Memória aos sérvios mortos e expulsos

A República da Sérvia relembra em 05 de agosto o Dia da Memória aos sérvios mortos e expulsos residentes na Croácia durante a operação “Tempestade”, realizada no início de agosto de 1995.

O objetivo principal da memória nacional da “Tempestade” é lembrar da ação do exército e polícia croatas que, com a aprovação tácita da comunidade internacional, por alguns dias executou quase 2 mil sérvios e expulsou outros 250 mil. Desta forma, foi efetuada uma limpeza étnica completa de sérvios em partes da Croácia (norte da Dalmácia, Lika, Banija e Kordun), que estavam sob a proteção das Nações Unidas. Na “Tempestade” foram destruídos 25 mil lares sérvios, 13 mil instalações comerciais, 56 postos de saúde, 78 igrejas, 29 museus, 181 cemitérios… Depois desses “pogroms” a seus lares, retornaram apenas em torno de 20 mil sérvios, a maioria idosos. Mais de 1 mil aldeias e assentamentos, nos quais os sérvios eram maioria, praticamente deixaram de existir. Hoje na Croácia vivem menos de 4% de sérvios, enquanto que anteriormente eram mais de 12% da população.

A ação croata “Tempestade” manteve-se como um crime sem punição, em que as vítimas eram civis, idosos e vulneráveis, crianças…

Sérvios foram banidos de suas terras porque alguém pensou que a Croácia seria mais forte e melhor sem os sérvios. Expulsos porque assim alguém pensou que se poderia resolver algumas questões com métodos políticos do século 19. O sofrimento dos sérvios é o resultado de uma política chauvinista.

Embora a Sérvia lamente as vítimas da “Tempestade”, na Croácia lembra-se desta data como o Dia da Vitória e Agradecimento da Pátria e Dia dos Defensores Croatas.

Compartilhe:


Voltar