14/12/2015

Artigo O inimigo está no poder, por Alex Catharino

“O inimigo está no poder”

  • 12/12/2015
  • 00h01
  • Alex Catharino

Texto publicado na edição impressa de 12 de dezembro de 2015

As obras de ficção costumam ter a capacidade de apontar os problemas da sociedade. Poucos compreenderam isso como Russell Kirk, autor que tem atraído um número crescente de leitores brasileiros após a publicação em português dos livros A era de T. S. Eliot: A imaginação moral do século XX e A política da prudência. Kirk é considerado a principal influência teórica para a formação do movimento conservador norte-americano.

O conservadorismo para Kirk é a negação de todas as ideologias e, ao mesmo tempo, a tentativa de preservar os princípios morais e as instituições sociais fundamentais da civilização ocidental. Para isso, destaca o tema da imaginação moral, que, por intermédio de mitos, fábulas, alegorias e parábolas, transmite as normas apreendidas pela tradição para as gerações vindouras. Algumas produções cinematográficas e séries de televisão assumiram um papel mais impactante na formação da imaginação moral do que romances, poemas, peças teatrais ou óperas. Nesse particular, dois filmes atualmente em cartaz podem ser analisados do ponto de vista da imaginação moral e ajudar a detectar alguns problemas de nossa época. Leia na íntegra em http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/o-inimigo-esta-no-poder-7nvtvdy1iqiu3tccvgth9maki

Alex Catharino é vice-presidente do Centro Interdisciplinar de Ética e Economia Personalista (Cieep), gerente editorial das revistas acadêmicas “Communio” e “Mises”, pesquisador residente do Russell Kirk Center for Cultural Renewal e autor de“Russell Kirk – O peregrino na terra desolada”.

 

Compartilhe:


Voltar