20/07/2017

Aprovado por unanimidade parecer que cria Museu do Percurso e soluciona impasse sobre busto do ex-Reitor Flavio Suplicy de Lacerda

Compartilhamos decisão do Conselho Universitário (COUN) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que recolocou o busto do ex-Reitor Flavio Suplicy de Lacerda no seu lugar original, em frente ao prédio da Reitoria.

A ação atende uma reivindicação do IDL e de outros setores da sociedade paranaense, que entendem que finalmente foi feita justiça a este grande homem e brasileiro.

 

COUN aprova, por unanimidade, parecer que cria Museu do Percurso e soluciona impasse sobre busto do ex-reitor Flavio de Lacerda

Superintendência de Comunicação Social / 25 de maio de 2017

O Conselho Universitário (COUN) da UFPR fez história nesta quinta-feira (25). Aprovou, por unanimidade, parecer elaborado pela professora-doutora Vera Karam de Chueiri (integrante da Comissão Estadual da Verdade e diretora do Setor de Ciências Jurídicas)  que propõe a criação do Museu do Percurso e soluciona, por meio de consenso construído pela Reitoria da UFPR, o impasse sobre o busto do ex-reitor Flavio Suplicy de Lacerda. A decisão encerra, pela democracia e pelo diálogo, uma polêmica que persistia há três anos e que dividiu a comunidade acadêmica da Universidade mais antiga do Brasil.

O Museu do Percurso funcionará em espaços da UFPR e terá quatro marcos. O primeiro será o Edifício José Munhoz de Mello (a antiga sede da Polícia Federal, na Rua Ubaldino do Amaral, marcada por atos duros de repressão do regime militar). O segundo será o busto do professor Flavio Suplicy de Lacerda (que será recolocado no seu lugar original, em frente ao prédio da Reitoria).

O terceiro será o Edifício D. Pedro II (ao lado do prédio da Reitoria), onde será instalado um marco lembrando o histórico cerco promovido pelos estudantes em protesto contra a ditadura, em 1968. E o quarto será a construção de um busto homenageando o advogado e ex-professor da Universidade José Rodrigues Vieira Netto (cassado pela ditadura militar em 1964), que será instalado na Praça Santos Andrade ou no prédio histórico da UFPR. Historiadores da UFPR vão compor um QR CODE ou link específico para ser acessado pela comunidade, onde constarão informações sobre cada um dos marcos do Museu do Percurso.

Dia especial para a UFPR

O reitor Ricardo Marcelo Fonseca disse que a decisão tomada hoje pelo COUN marca um dia especial na história da UFPR. “Foi uma construção da Reitoria, junto com vários atores, de uma solução de consenso que resultou de muito diálogo. A partir desta articulação e desta construção de consenso, aprovou-se que a memória do professor Flavio Suplicy de Lacerda não virasse uma disputa entre polos extremados, mas fosse colocada em uma moldura mais ampla, que diz respeito ao compromisso da UFPR com o resgate do seu passado e com sua memória, na sua integralidade”.

Os atores aos quais o reitor se referiu são, além da professora Vera Karam de Chueiri, os integrantes da Comissão da Verdade e os professores Amadeu Bona Filho e Tibiriça Krüger Moreira (que apresentaram pareceres sobre o tema e, hoje, concordaram com a proposta sugerida pela professora Vera Chueiri). Na avaliação do reitor, a decisão confirma o compromisso da UFPR com sua história e seu passado. “A UFPR não pode e não deve apagar seu passado. A decisão de hoje demonstra sua maturidade, dentro da pluralidade, de alcançar o consenso e a unidade”, avaliou Ricardo Marcelo Fonseca.

 

 

Compartilhe:


Voltar