24/09/2018

A Facada – por Antenor Demeterco Júnior

Há muitos anos, o advogado e jornalista João Duarte Dantas (1888-1930) entrou para a História do Brasil por ter assassinado João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque (1878-1930), candidato à vice-presidente do país na chapa de Getúlio Vargas.

Esta morte é considerada o passo inicial da Revolução de 1930.

João Pessoa e Dantas tinham uma rixa pessoal, em razão da publicação de cartas íntimas sobre o relacionamento amoroso do último com a professora Anaíde Beiriz.

Dantas e seu cunhado foram posteriormente chacinados por participante da revolução.

E o pivô dos acontecimentos, a infeliz Anaíde morreu em seguida por envenenamento.

A imbecilidade humana teve uma repetição histórica em nosso meio com o atentado de 06 de setembro de 2018  contra o presidenciável Jair Bolsonaro, líder nas pesquisas eleitorais, praticado por Adelio Bispo de Oliveira.

A possível eliminação de Bolsonaro atenderia a muitos interesses, que desbordam do campo meramente esquerdista de onde saiu o criminoso.

Atentados políticos em geral são planejados de modo compartimentalizado para que eventuais mandantes permaneçam nas sombras após a escolha a dedo de desajustados integrantes de grupos que afastam qualquer suspeita sobre eles (mandantes ou mandante).

Bolsonaro investe em sua campanha contra vultuosos contratos governamentais de publicidade, contra o crime organizado, contra políticos corruptos, em privatizações (que desempregam indicações políticas), em neutralização de movimentos que se dizem sociais, na defesa do governo militar de 1964, etc.

A promessa dele é de extinguir a desorganização muito bem organizada que foi implantada no Brasil.

Quando uma investigação é iniciada pelo papo de que o crime político é obra de um “lobo solitário”, os chefes da alcatéia agradecem aos céus.

A compartimentalização do projeto criminoso, como é usual, truncará a apuração do fato, como aconteceu no mundialmente famoso caso Kennedy.

O assassino Lee Oswald escolhido por ser desajustado e atirador de elite, com origens comunistas, casado com uma russa, e recentemente vindo da União Soviética, trouxe as suspeitas para um campo possivelmente inocente.

Até hoje suspeitas e dúvidas permanecem vivas: acusa-se ora o crime organizado, ora setores da inteligência governamental americana, ora exilados cubanos, ora Fidel Castro, etc.

A “queima de arquivo” no caso, ou seja, o assassinato do assassino foi realizada por um integrante menor da máfia.

Lee Oswald não teve tempo de abrir o bico, e ao que tudo indica, a máfia era a principal interessada nesse silêncio.

No caso Bolsonaro, corre- se o risco de uma apuração concluída pela metade.

E o fato pode dar início a uma seriação de outros crimes, como no caso inacabado do assassinato do prefeito de Santo André, possível vítima de gente muito próxima.

O frustrado assassino de Bolsonaro está a correr riscos pessoais, e não necessitamos ser adeptos de “teorias da conspiração” para sermos profetas.

Lobos de dentes afiados já devem estar a rondá-lo.

Curitiba, 22 de setembro de 2018.

 

Compartilhe:


Voltar