19/05/2022

Discurso de abertura do Presidente Edson José Ramon

Confira o discurso do Presidente do Instituto Democracia e Liberdade (IDL), Edson José Ramon, que abriu a Reunião do Conselho nesta quarta-feira (18/05), na sede do Graciosa Country Club:

Foto Dr edson

Senhores Conselheiros e Diretores do IDL,

Caros Associados,

Boa Noite.

Depois de um longo período sem realizar nossos eventos e reuniões por conta da pandemia, estou muito satisfeito em reencontrar todos com saúde e boa disposição.

A alegria de retomar as atividades nos levou a programar para hoje um duplo evento. A reunião da Diretoria e Conselho, que acontece agora, seguida de uma palestra com o Doutor Jacyr Leal Junior, médico e escritor, que percorre o Brasil falando para milhares de pessoas, e hoje vai nos brindar com a palestra “Superconsciência Brasil”, extremamente atual para o momento político que vivemos.

O IDL é a casa do liberalismo no Paraná. Reunimos aqui grandes empresários e profissionais que se preocupam com eventuais ameaças à democracia, à liberdade de empreender, ao direito ao lucro e ao respeito à propriedade privada, aos valores conservadores da sociedade e principalmente à defesa da família.

É nessa perspectiva que o IDL centra suas forças, sempre atento e diligente contra atitudes arbitrárias e predatórias de agentes públicos, dirigentes sindicais e de políticos inescrupulosos. O IDL também não deixa de elogiar atitudes corretas em favor da sociedade, seja de onde vier.

2022 é um ano complicado para os brasileiros, pois teremos que escolher o novo presidente da república, aquele que mais se aproxima daquilo que acreditamos; com o mundo vivendo dias difíceis e nosso país sofrendo com a alta da inflação, o pífio crescimento econômico, índices de pobreza e desemprego preocupantes, mesmo que em níveis cada vez melhores.

É importante lembrar que em seis anos de governo de direita, não avançamos com as reformas fiscal, administrativa e tributária. Aqui não responsabilizamos somente o Executivo, mas principalmente o Congresso e suas lideranças.

Portanto, isto não é uma crítica ao governo atual, porque nada disso é novo. São mazelas de décadas que não conseguimos resolver e que estão potencializadas diante da crise mundial.

Para complicar, a eleição se avizinha apresenta uma perspectiva preocupante. Partidos políticos com verbas bilionárias, não conseguem oferecer propostas ou projetos que empolguem os eleitores. Tampouco oferecem lideranças qualificadas para disputar as eleições. O resultado é a polarização da esquerda contra a direita. A dita esquerda já testada durante 13 anos no poder, sem nada de importante ter acrescentado ao país. Foi deposta num rastro de lama e denúncias de improbidade e a direita ainda não conseguiu convencer o povo brasileiro.

Diante desse quadro o IDL precisa escolher de que lado ficar, não em torno de uma candidatura, mas ao lado da proposta liberal. Se tivermos que usar rótulos, nos consideramos de direita, pois proposta com princípios liberais, são consideradas de direita.

Mas entendo que não podemos nos engajar sem fazer a crítica correta, identificar os erros, oferecer e cobrar soluções, pois temo que nossa frágil democracia não resista a outros 4 anos de infortúnio, de apatia frente aos enormes desafios que o Brasil enfrenta.

Este deve ser o norte de nossas discussões nesta noite. Sem fanatismo, sem extremismo. Entretanto, em maior ou menor grau, sabemos que o país precisa de uma resposta mais convincente de um governo liberal que defendemos, com Estado menor, porém forte naquilo que lhe cabe: segurança, educação e saúde.

Muito obrigado a todos pela presença.

 

Compartilhe:


Voltar